...
Por Gabriel Serpa 27/09/2017

Representantes dos cartórios do Brasil discutem a uniformização do projeto REDESIM

A reunião contou com a participação de 17 representantes de estados, além do atual Presidente da Federação Nacionais de Juntas Comerciais (FENAJU).

No último dia 20 de Setembro aconteceu a reunião extraordinária do IRTDPJBrasil, realizada em Brasília, no hotel Royal Tulip. A reunião contou com a participação de 17 representantes de Estados da federação, além de alguns participantes convidados. O encontro teve como pauta principal a uniformização do projeto de registros de empresas (REDESIM) e apresentação das novas funcionalidades da Central RTDPJBrasil.

O encontro marcou a assinatura do acordo de cooperação técnica, entre o IRTDPJBrasil e o Ministério da Transparência. O termo assinado prevê o acesso às bases de dados da Central RTDPJBrasil pelo Ministério. Houve uma cerimônia, no qual o presidente Paulo Rego e o Ministro da Transparência, Wagner Rosário, assinaram o respectivo documento.

Em outro ponto da reunião foi discutido a integração dos cartórios com a REDESIM. Esse momento contou com a presença do Coordenador de Atendimento da Receita Federal, Daniel Belmiro, junto com Conrado Fernandes, diretor do DREI (Departamento de Registro Empresarial e Integração) e Rafael Lousa, atual Presidente da  Federação Nacionais de Juntas Comerciais (FENAJU).

Daniel Belmiro, em sua fala, salientou que, Receita Federal, junta comercial e integradores empenharão seus maiores esforços no sentido de permitir uma rápida integração à Central RTDPJBrasil.

Os quesitos alinhados no encontro foram, a necessidade da integração de todos os cartórios, através da Central RTDPJBrasil, e a importância de adotar um padrão nacional de trabalho, independente de localidades.

Um cronograma de ingresso dos cartórios à REDESIM, ainda no ano de 2017, também foi discutido e alinhado durante a reunião. Além de uma solicitação feita pelo IRTDPJBrasil, para que o modelo de integração existente no Estado do Ceará seja replicado para as demais localidades de sua atuação.

Ainda foram apresentadas aos participantes as demandas atuais e a evolução futura dos serviços prestados aos clientes e aos cartórios pela Central RTDPJBrasil. Foi ainda detalhado o projeto SINTER, que prevê o registro de todas as garantias contratuais de bens móveis em conjunto com a Receita Federal.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Central RTDPJBrasil.