A abertura do próprio negocio é o objetivo de muitos brasileiros, mas com o passar dos anos pode ocorrer a necessidade de expandir ou mudar o foco de sua empresa, sendo necessária algumas mudanças, dentre elas a alteração no nome comercial.
Mas muitos empreendedores possuem dúvida de como prosseguir e onde alterar o seu nome comercial.
Por que alterar o nome da sua empresa?
Existem diversas razões para que a empresa decida mudar de nome, seja ela uma mudança na estratégia, decidindo expandir os negócios, ou quando percebe-se que existem inúmeras empresas com nome parecidos, dificultando a localização do seu negócio em buscas na internet por exemplo.
Seja qual for o motivo, os procedimentos serão os mesmos, mas antes é necessário repensar qual nome ideal para o seu negócio.
Analise sua empresa
O primeiro passo é analisar de que forma você gostaria de apresentar sua empresa ao mercado. Aos buscar um novo nome, avalie em que momento encontra-se o seu negócio e basei-se na sua missão, valores e visão.
Conte sua história
Elabore a sua história de marca, na qual a sua empresa cumpre um papel como um personagem de um livro. Qual história está por trás da marca e você gostaria de contar aos seus clientes, colaboradores e parceiros?
Busque palavras que identifiquem o seu negócio
Para buscar um nome coeso com os seus negócios, escolha palavras que estejam relacionadas com a sua empresa, produtos e serviços. Você pode iniciar a sua pesquisa com a ajuda de um dicionário de sinônimos, inspire-se e brinque com as palavras que você encontrar, formule expressões, faça trocadilhos e busque rimas.
Além de fazer uma pesquisa prévia, para saber se os nomes escolhidos estão disponíveis. Procure na internet, redes sociais, e verifique se os domínios relevantes estão disponíveis.
Os procedimentos legais para a mudança
Escolhido o novo nome, é necessária a conclusão das etapas jurídicas. A alteração do nome empresarial deve ser formalizada com a alteração do contrato na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.
Alteração na Central RTDPJ Brasil
- O Cliente enviará de 1 á 3 nomes para pesquisa de viabilidade de nome e o cartório informará as custas. O cliente efetuará o pagamento, antes da execução do serviço.
- Concluído a busca de nomes, o cliente deverá escolher um dentre os nomes disponíveis e realizar o Requerimento de Pessoa Jurídica, em seguida, será redirecionado ao site da RFB para criar seu DBE (Documento Básico de Entrada) no Coleta Web
- Pagos as custas e os emolumentos, no momento do recebimento da documentação do cliente, o cartório informará via Central RTDPJBrasil, à RFB o recebimento da documentação para análise.
- O cartório irá analisar a documentação e fará as exigências necessárias, informando via Central RTDPJBrasil, ao cliente
- Depois de analisada, o cartório via Central RTDPJBrasil, informará à RFB o deferimento ou indeferimento do pedido do requerente.
- Caso tenha sido deferido, o cartório poderá imprimir o CNPJ e entregá-lo ao requerente ou até enviá-lo por email.
Após o registro dever ser realizadas as mudanças nos registros dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais.